Quase 90 em 100% das mulheres que fotografo trazem o assunto da nossa auto-estima para o ensaio. Quer dizer, o assunto da insegurança com a nossa imagem


É aquela insegurança que bate para fazer um ensaio…


É aquele feeling de impostora que nos acomete antes que um projeto vá ao mundo…


É aquela comparação com pessoas as quais não conhecemos a jornada…


É a nossa própria auto-cobrança nos dizendo para sermos melhores ou para nos encaixarmos em algum determinado modelo, em algum determinado padrão…


É que temos tantas imagens habitando a nossa cabeça que fica mesmo difícil eliminar as opiniões, crenças e mentalidades que nos fizeram sentir menores do que realmente somos.

Quem lembra daquela ação da Dove Retratos da Real Beleza (eu sou apaixonada por essa ação!), que entrevistou mulheres falando sobre suas próprias belezas enquanto um artista desenhava a forma como elas se viam e a forma como os outros a viam?


É a materialização dessa ideia: somos ainda mais incríveis do que achamos que somos!


Há também uma frase do Deepak Chopra, nas 7 leis espirituais do sucesso, que diz algo mais ou menos assim: “não se olhar a si mesmo com os olhos do mundo”. Não se olhar com os olhos do mundo significa não trazer os julgamentos do mundo para o nosso olhar sobre nós mesmos. Parece simples, mas significa deixar para trás uma parte de quem se é ou de quem se aprendeu a ser.


Pensa comigo… se não formos nós a trazer um olhar carinhoso para a nossa história, quem mais vai iniciar esse ~ movimento de valorização?

O caminho até o nosso auto-amor é um exercício diário de encontrar espaço para ser, se olhar, fazer coisas que gosta.

É diferente de só se olhar no espelho e se achar lindíssima hoje, é se valorizar em tempos específicos durante o dia, a semana, a vida, mesmo que todos os afazeres e as demandas pareçam não permitir. Tantos momentos juntos, dedicados a você, te conectam com a importância de valorizar quem você é e da possibilidade desse acolhedor lugar de chegada.


Que lugar é esse? Esse lugar onde estamos simplesmente confortáveis com quem somos, dispostas a nos desenvolver a cada dia. Se hoje não foi bom, amanhã é logo ali. O que não dá é pra esperar o dia em que nos sentiremos maravilhosas - suficientemente maravilhosas para nos amarmos e agirmos em direção aos nossos sonhos. Todo dia é o hoje, e é aqui que temos que nos dedicar a construir a nossa história, nossa relação com quem somos.


Se dê um abraço hoje. 🤍

Eu te abraço daqui também!


#reflexoesdefotografa